-
Arquitetos: Duggan Morris Architects
- Área: 2 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jack Hobhouse
Contexto. O Energy Hub é um edifício único de uso misto, no masterplan de regeneração para Elephant and Castle. Desenvolvido com a Lendlease, o edifício de quatro pavimentos possui uma instalação combinada de aquecimento e energia, berçário, café, espaço comunitário e um pocket park. O projeto compreende uma combinação de usos comunitários e comerciais, nunca antes entrelaçados em um edifício.
Além das instalações para fornecer calor e energia para mais de 3.000 novas residências, um aspecto importante do processo da Morris + Company era destacar a distinção das adjacências programáticas. Sempre que possível, relacionamentos e instalações são compartilhados, conexões visuais são feitas e um envolvimento mais amplo é estabelecido para o contexto circundante.
Implantação. O local atua como uma porta de entrada para o masterplan, localizado na esquina da Heygate Street e no extremo sul do proposto Elephant Park. Tendo como plano de fundo os edifícios residenciais de tijolos mais altos, que emergem no masterplan, a materialidade e tipologia distintas do Energy Hub atuam como um marco cívico, com a chaminé do centro de energia na esquina da Heygate Street.
O edifício funciona como um amortecedor para a movimentada Heygate Street, proporcionando vistas sobre o funcionamento industrial do centro de energia, enquanto protege a entrada do berçário, café e espaço comunitário a leste, situado em meio a um novo pocket park e playground.
Projeto. As qualidades escultóricas do volume e da fachada foram cuidadosamente selecionadas para ocultar e revelar atividades do variado programa do edifício. As janelas no centro de energia evidenciam como a energia é criada na cidade.
Nos pavimentos superiores, o berçário tem grandes janelas e terraços, que permitem conexões visuais com a escola local, também através dos terraços adjacentes. Um café com pé-direito duplo e um espaço comunitário se abrem para o pocket park e para a área de recreação infantil, configurando o programa do pavimento térreo. O domínio público foi projetado de forma a manter as árvores de Londres estabelecidas no local e fornece espaço para jogos e áreas verdes aos moradores e ao público.
Tipologia. Uma composição de janelas de tamanhos diferentes pontuam a pele do edifício, definida pelos variados programas do edifício, desde janelas panorâmicas para o centro de energia, até um assento para crianças do berçário. A fachada de metal perfurado oculta um conjunto secundário de janelas e venezianas que se abrem à noite, dando ao edifício uma fachada em constante mudança.
Materialidade. O revestimento de metal anodizado perfurado revela a personalidade do edifício entre o dia e a noite. Um elemento de concreto envolve a base do edifício com um volume vermelho, que é revelado em torno dos acessos, em referência aos edifícios de tijolos vermelhos vitorianos do entorno.